SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Violence among peers: a case study in a public school in Esteio/RS - BrazilEvaluation of the profile of a mediational professor of early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

GUIMARAES, Patricia Maria Costa Santos; EMMERICK, Thamires de Abreu; VICENTE, Aline Lacerda  and  SOARES, Adriana Benevides. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 95-103. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100010.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na tarefa de compreensão textual. Participaram da pesquisa 126 alunos, de ambos os sexos, matriculados em uma escola pública do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa, foram utilizados dois instrumentos de compreensão de texto nos quais as crianças deveriam realizar a leitura do texto e em seguida responder a questões a ele relacionadas. Observou-se que os alunos do 5º ano tiveram um desempenho melhor do que os alunos do 4° ano em todos os níveis de compreensão de texto nos dois instrumentos. Diante dos resultados obtidos, pode-se dizer que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental apresentam características de compreendedores de texto mais habilidosos que os alunos do 4º ano. Percebe-se a importância de ser trabalhada a leitura de diversos tipos de texto, no âmbito escolar, desde a Educação Infantil e ressalta-se ainda a relevância do ensino de estratégias necessárias para uma compreensão textual proficiente.

Keywords : Compreensão da leitura; ensino fundamental; rendimento escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese