SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Diagnosis of text comprehension: a study with students in 4th and 5th year of elementary schoolADHD - Research criteria for diagnosis of the predominantly inattentive subtype author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri; MAIMONE, Eulália Henriques  and  OLIVEIRA, Aline Patrícia. Avaliação do perfil mediacional de uma professora da educação infantil. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 105-112. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100011.

Esta pesquisa objetivou examinar o perfil mediacional de uma professora de Educação Infantil, baseando-se no enfoque da Psicologia Histórico-Cultural, buscando ressaltar a importância da formação continuada de professores. Foram realizadas vídeogravações da interação da professora com as crianças na faixa etária de 5/6 anos de uma instituição de Educação Infantil de Minas Gerais, Brasil. Estas vídeogravações foram transcritas e validadas pela professora e, posteriormente, analisadas com base na Escala de Empenhamento do Adulto. Essa escala analisa as características pessoais e profissionais que definem a capacidade de interação da educadora no processo de ensino e aprendizagem: sensibilidade, autonomia e estimulação. A professora apresentou tais características, contudo, sensibilidade e autonomia aparecem em níveis mais baixos, indicando que ela tem um perfil mais voltado para estimulação da aprendizagem. Esses dados oferecem base para intervenções futuras em formação de professores da Educação Infantil.

Keywords : Educação Infantil; mediação da aprendizagem; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese