SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Evaluation of the profile of a mediational professor of early childhood educationBurnout, social support and job satisfaction of teachers working author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

LARROCA, Lilian Martins  and  DOMINGOS, Neide Micelli. TDAH - Investigação dos critérios para diagnóstico do subtipo predominantemente desatento. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 113-123. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100012.

O objetivo desta pesquisa foi identificar, através da literatura científica e entrevistas realizadas com três neuropediatras, os procedimentos médicos necessários para o diagnóstico seguro do TDAH - subtipo desatento e verificar se esses procedimentos foram aplicados ao diagnóstico de uma amostra de 10 crianças, alunos de um colégio particular na cidade de São José de Rio Preto. Os procedimentos foram relatados em entrevistas presenciais e questionários. A análise dos dados apontou para o amplo uso dos critérios do DSM-IV na maioria dos casos, porém o encaminhamento para avaliações multiprofissionais depende dos critérios seguidos por cada médico e não segue uma diretriz. Os resultados demonstraram que nenhum dos diagnósticos da amostra seguiu todos os procedimentos apontados, mostrando a necessidade de estabelecer um protocolo amplo, que agregue a participação de outros profissionais (fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos etc.), que garanta a precisão diagnóstica, descarte possibilidades e investigue fatores concorrentes para dificuldades apresentadas pela criança desatenta.

Keywords : Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; diagnóstico; comorbidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese