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Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

JIMENEZ FIGUEROA, Andrés E.; JARA GUTIERREZ, María José  and  CELIS, Elizabeth R. Miranda. Burnout, apoio social e satisfação no trabalho professores. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 125-134. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100013.

Foi analisada a relação entre as variáveis de Burnout, Apoio social e Satisfação no trabalho em uma amostra de 89 professores de estabelecimentos municipais de ensino da cidade de Rengo, Chile. Foram administradas escalas de Burnout, Apoio Social e Satisfação no Trabalho correspondentes às variáveis estudadas. Foi observado que os professores estavam afetados significativamente por sintomatologia e presença de Burnout. No entanto, apresentaram altos níveis de Apoio social e Satisfação no trabalho, fatores que diminuiriam os efeitos nocivos da Síndrome Burnout devido ao trabalho. Além disso, foram encontradas relações significativas entre essas variáveis , demonstrando que o Burnout relaciona-se de forma inversa tanto com a variável Apoio social (r =- 0,526, p <0,01) quanto com Satisfação no trabalho (r =- 0,477, p <0 , 01). Finalmente, relata-se que o Apoio social e a Satisfação no trabalho estão diretamente relacionados (r = 0,684, p <0,01).

Keywords : Stress ocupacional; satisfação no trabalho; professores.

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