SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Burnout, social support and job satisfaction of teachers workingEducational Psychology: a post-crisis constructivist subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

MEIRA, Marisa Eugênia Melillo. Para uma crítica da medicalização na educação. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 136-142. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100014.

Este artigo analisa criticamente o processo crescente de medicalização da vida cotidiana e suas expressões contemporâneas no campo da educação escolar à luz dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, buscando desvelar o processo de produção dos fenômenos do não aprender e não se comportar na escola, bem como os fatores que determinam sua identificação por profissionais da saúde e da educação como sintomas de doenças e transtornos. Dentre as muitas disfunções comumente associadas ao desempenho escolar de crianças na atualidade, são destacados e analisados o TDAH e o TOD. As análises desenvolvidas ao longo do texto indicam que a compreensão da medicalização como um desdobramento inevitável do processo de patologização dos problemas educacionais exige um trabalho intelectual crítico e o desenvolvimento de novos posicionamentos de psicólogos, educadores e profissionais da saúde em relação à sociedade, à educação e ao desenvolvimento humano.

Keywords : Medicalização; problemas de aprendizagem; Psicologia Histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese