SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1For a critique of medicalization in educationMismatches between a critical practice in psychology and traditional views on education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Escolar e Educacional

Print version ISSN 1413-8557

Abstract

BEZERRA, Giovani Ferreira  and  ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. Psicologia da Educação: uma disciplina em crise no pós-construtivismo. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 143-151. ISSN 1413-8557.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100015.

Este ensaio discute a existência de uma crise epistemológica recente na Psicologia da Educação, defendendo a ideia de que o descrédito atual quanto ao paradigma construtivista-cognitivista, de inspiração piagetiana, provocou, no meio educacional, uma reação negativa às contribuições da Psicologia da Educação para a práxis pedagógica e para a formação docente. Em contrapartida, sugere-se a busca por novos fundamentos epistemológicos, que devolvam a esta disciplina seu status científico, de uma perspectiva crítica, reflexiva e emancipadora. Para tanto, a abordagem da Psicologia Histórico-Cultural é apresentada como uma referência básica para se (re)pensar e ensinar, hoje, Psicologia da Educação.

Keywords : Psicologia educacional; construtivismo; ensino da psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese