Acessibilidade / Reportar erro

Análise comparativa das relações entre ensino e aprendizagem por professores e alunos

Comparative analysis of the relationship between teaching and learning from teachers´s and students´s view

Análisis comparativo de las relaciones entre la enseñanza y el aprendizaje por profesores y alumnos

Esta pesquisa identificou e comparou as representações de professores e alunos sobre o processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se verificar em quais aspectos as representações desses sujeitos se correspondem e se elas se diferenciam entre alunos com alto e baixo desempenho acadêmico. A coleta de dados foi organizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Participaram deste estudo vinte professores e quarenta alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal da região metropolitana de Campinas. As respostas das entrevistas foram categorizadas e analisadas através do teste exato de Fisher, Qui-Quadrado e Proporções. Os resultados demonstraram que professores e alunos apresentam uma visão parcial dos fatores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem é compreendida como um processo individual e não social. Professores e alunos com alto desempenho representam positivamente o ambiente da sala de aula, diferentemente dos alunos com baixo desempenho acadêmico.

Representação; aprendizagem; rendimento escolar


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br