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Psicologia Escolar e Educacional

versión On-line ISSN 2175-3539

Resumen

CARVALHO, Saulo Rodrigues de  y  MARTINS, Lígia Márcia. A escola pública e as competências para o mercado: realidade e mitos. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp.141-149. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/S1413-85572013000100015.

Versar sobre a questão das competências é tratar do que há de mais recente e usual no campo da educação. O ensino de competências já adentrou as salas de aula, se incorporou ao vocabulário docente e se tornou elemento obrigatório nos planos de ensino, projetos pedagógicos e propostas curriculares. Mas em que a pedagogia centrada nas competências se diferencia das demais teorias pedagógicas, para se tornar tão fundamental à educação escolar? Por que, a cada dia, cada vez mais governos adotam o ensino de competências como estratégia e finalidade do ensino estatal? De modo geral, trataremos desses questionamentos, observando o fundamento concreto da Pedagogia das Competências, sua fundamentação filosófica e as bases políticas e econômicas que permitem a sua incorporação à prática escolar contemporânea.

Palabras clave : Competência; pedagogia; ensino.

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