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Psicologia Escolar e Educacional
On-line version ISSN 2175-3539
Abstract
BRAUN, Ana Claudia and CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout: estudo comparativo entre professores do ensino especial e do ensino regular. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.125-132. ISSN 2175-3539. https://doi.org/10.1590/S1413-85572014000100013.
O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças nos índices das dimensões de SB, Perfil 1 e 2 entre professores de ensino especial e regular. A amostra constituiu-se de 160 professores, 80 de ensino especial e 80 de ensino regular. Os instrumentos utilizados foram um questionário elaborado para levantamento de dados demográficos e laborais e o Cuestionario para la Evaluacióndel Síndrome de Quemarse por elTrabajo - CESQT. Os resultados encontrados, por meio do teste t de student, evidenciaram que professores de ensino especial possuem média mais elevada na dimensão de Ilusão pelo Trabalho e professores de ensino regular, maiores índices médios de Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados apontam a necessidade de intervenções diferenciadas que considerem as peculiaridades funcionais dos grupos investigados.
Keywords : Professores; stress ocupacional.