SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Impact of a skill development intervention in 5th and 6th grade studentsThe Cloze evaluation as a measure of reading ability in primary education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

BRAUN, Ana Claudia  and  CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout: estudo comparativo entre professores do ensino especial e do ensino regular. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.125-132. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/S1413-85572014000100013.

O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças nos índices das dimensões de SB, Perfil 1 e 2 entre professores de ensino especial e regular. A amostra constituiu-se de 160 professores, 80 de ensino especial e 80 de ensino regular. Os instrumentos utilizados foram um questionário elaborado para levantamento de dados demográficos e laborais e o Cuestionario para la Evaluacióndel Síndrome de Quemarse por elTrabajo - CESQT. Os resultados encontrados, por meio do teste t de student, evidenciaram que professores de ensino especial possuem média mais elevada na dimensão de Ilusão pelo Trabalho e professores de ensino regular, maiores índices médios de Perfil 1 e Perfil 2 de Burnout. Resultados apontam a necessidade de intervenções diferenciadas que considerem as peculiaridades funcionais dos grupos investigados.

Keywords : Professores; stress ocupacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License