Acessibilidade / Reportar erro

Concepções e práticas de psicólogos escolares junto a docentes de escolas públicas

School Psychologist’s conceptions and practices with public school teachers

Concepciones y prácticas de psicólogos escolares junto a docentes de escuelas públicas

Esta pesquisa objetivou identificar as ações dos psicólogos escolares junto a professores de escolas públicas de João Pessoa (PB). Considerou-se que o trabalho do psicólogo com docentes favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui na mediação das relações interpessoais no interior da escola. Para tanto, foram entrevistados doze psicólogos de escolas públicas da primeira fase do Ensino Fundamental. Os resultados demonstraram que os psicólogos entrevistados atuam orientados por um embasamento teórico marcadamente clínico, embora também tenham sido identificados relatos de ações em torno de projetos e oficinas, trabalhos com a equipe pedagógica e intervenções em sala de aula. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma atuação contextualizada por parte dos psicólogos escolares e a necessidade de uma formação continuada do professor na perspectiva do desenvolvimento de competências que contribuam para os processos de ensino e aprendizagem.

Psicologia Escolar; trabalho docente; atuação


Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br