SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2School psychology in Brazil: a literature review on the field and its presence in graduation in psychologyEstablishment of Subjective Sense of Teaching and Learning Process in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

SOUZA, Jackeline Maria de; SILVA, Joilson Pereira da  and  FARO, André. Bullying e Homofobia: Aproximações Teóricas e Empíricas. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.289-298. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192837.

Este estudo objetivou verificar como os fenômenos bullying e homofobia se aproximam, comparando a homofobia entre os atores do bullying (autor, alvo, alvo/autor e testemunhas) e observando se o conteúdo homofóbico é utilizado no bullying verbal. Foi realizado um estudo descritivo e quantitativo como método survey. Participaram 808 jovens com idade média de 14,9 anos (DP = 1,98), oriundos de 9escolas estaduais de Aracaju-SE, que responderam a um questionário contendo questões sociodemográficas sobre bullying e uma escala de homofobia manifesta e sutil. Os resultados indicaram que 32% se definiram alvos de bullying, 12% autores, 22% alvos/autores e 34% somente testemunhas. A presença de conteúdo homofóbico no bullyingverbal foi a segunda forma mais recorrente entre os participantes do sexo masculino (20%), tendo menor incidência entre as meninas (2%). Além disso, os adolescentes autores de bullyingapresentaram maiores escores na escala de homofobia, se comparados aos alvos (p< 0,05).

Keywords : Bullying; Homofobia; Adolescentes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )