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Constituição de Sentidos Subjetivos do Processo Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior

Establishment of Subjective Sense of Teaching and Learning Process in Higher Education

Constitución de Sentidos Subjetivos del Proceso Enseñanza y Aprendizaje en la Enseñanza Superior

Resumo:

Tendo em vista a importância de investigações sobre o trabalho docente no ensino superior no âmbito da psicologia educacional, a presente pesquisa teve como objetivo conhecer a relação do trabalho docente com a constituição de sentidos subjetivos no processo de ensino e aprendizagem neste nível de ensino. Para a coleta de dados foram utilizados: grupos de discussão, entrevistas, complemento de frases etc., com estudantes e professores de uma universidade comunitária de Santa Catarina. A análise dos dados foi fundamentada por Jusevicius (2006)Jusevicius, V. C. C. (2006). Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica, Campinas - SP. Disponível: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10
http://www.bibliotecadigital.puc-campina...
, González Rey (2005González Rey, F. L. (2005a). Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira.; 2007González Rey, F. L. (2007). As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Psicologia da Educação, (24), 155-179.), Stangherlim (2007)Tacca, M. C. V. R., González Rey, F.L. (2008). Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicologia Ciência e Profissão, 28(01), 138-161. e Marinho-Araújo (2009)Lüdke, M., André, M. E. D. A. (1986) Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.. Os resultados revelaram que o trabalho docente tem forte relação com a constituição de sentidos subjetivos no ensino superior, envolvendo tanto o aspecto acadêmico quanto os aspectos profissionais e comportamentais; é forte a influência dialética entre professores e estudantes nesse processo, sendo que o contexto sócio-histórico-cultural é constituído e constituinte de sentidos nos espaços educativos do ensino superior.

Palavras-chave:
Trabalho docente; Psicologia Educacional; Ensino superior

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