Resumo
Este estudo investigou as propriedades psicométricas da Escala de Percepção de Estressores Ocupacionais dos Professores - EPEOP. A escala, composta por 22 itens, foi aplicada coletivamente em 404 professores do Ensino Básico de escolas estaduais e municipais de Mossoró (RN), sendo 73,8% mulheres, com idades entre 20 a 68. A fidedignidade do instrumento foi alta com alpha de Cronbach de 0,94. A análise fatorial dividiu a escala em quatro fatores com os seguintes índices de confiabilidade: carga de trabalho (α=0,88), aspectos físicos e ambientais do trabalho (α=0,88), crescimento na carreira e capacitação profissional (α=0,82) e relações com alunos e responsáveis (α=0,79). A média geral da EPEOP foi 46,80 pontos. O instrumento apresentou características psicométricas adequadas para uso em professores, podendo orientar medidas que visem melhoria na qualidade de vida desses profissionais.
Palavras-chave:
Escalas; stress ocupacional; trabalho docente