Acessibilidade / Reportar erro

Medida de estilos de aprendizagem para o ensino fundamental

Learning styles measurement for Elementary Education

Medida de estilos de aprendizaje para la enseñanza fundamental

Resumo

A presente pesquisa visou levantar evidências de validade relativa à análise da estrutura interna dos itens de uma escala de estilos de aprendizagem, bem como identificar os estilos de aprendizagem desses alunos. Participaram 565 alunos dos 3° ao 9° anos do ensino fundamental público do estado do Paraná. Utilizou-se uma Escala de Avaliação de Estilos de Aprendizagem, com 80 itens, aplicada coletivamente. A análise fatorial, por componentes principais e com rotação varimax, indicou estrutura de quatro Dimensões para a escala. As Dimensões se agruparam da seguinte forma: Dimensão 1 - Condições ambientais e condições pessoais, com 22 itens; Dimensão 2 - Condições sociais, com 11 itens; Dimensão 3 - Condições instrumentais, com 11 itens e Dimensão 4 - Condições de atividade; os itens desta dimensão não se agruparam do modo esperado, por isso novos estudos deverão ser realizados, visando o refinamento do instrumento. As condições ambientais e pessoais foram os estilos predominantes nesta amostra.

Palavras-chave:
Aprendizagem; estilos cognitivos; avaliação psicológica

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br