SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Lealtad a un acuerdo establecido entre los escolares"¡Siguiendo adelante!": El fracaso escolar y las clases de aceleración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión On-line ISSN 2175-3539

Resumen

BERALDO, Rossana Mary Fujarra  y  MACIEL, Diva Albuquerque. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.209-218. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-353920150202952.

As dinâmicas criadas em torno das tecnologias digitais e da Internet têm impulsionado mudanças na educação e resultado na necessidade de profissionalização de professores para o uso de ambientes virtuais, em uma nova cultura escolar. Com o objetivo de identificar competências pelo uso das TDIC em práticas de ensino, realizamos um estudo com quatro professores do ensino médio de uma escola pública no Distrito Federal, que utilizam a plataforma Moodle desde 2006. Com base na psicologia cultural, reunimos dados a partir de entrevistas gravadas em áudio, análise documental, consulta aos planos de aula e avaliação dos recursos tecnológicos. A análise construtivo-interpretativa dos dados focalizou cinco categorias: Sou autodidata, Sou motivado, Faço a diferença, Construo o novo e Co-construo com o grupo. Os resultados indicaram que a aprendizagem coletiva, o estabelecimento de recursos simbólicos e os aspectos emocionais entre esses professores incidiram positivamente no desenvolvimento de novas competências para lidar com ambiente virtuais.

Palabras clave : Psicologia cultural; redes sociais; competência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )