SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Teacher skills in the use of TDIC and virtual environmentsEducational environment in early childhood education and psychology contribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

PEZZI, Fernanda Aparecida Szareski  and  MARIN, Angela Helena. "Seguindo em frente!": O fracasso escolar e as classes de aceleração. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.219-228. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-353920150202953.

Este estudo teve como objetivo caracterizar o trabalho desenvolvido nas classes de aceleração de aprendizagem de uma escola municipal de São Leopoldo - RS, e os efeitos produzidos em adolescentes com histórico de fracasso escolar, em seus pais e nos professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de caráter transversal. Os participantes constituíram três grupos: 35 adolescentes, 11 pais e três professoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram uma Ficha de Contato Inicial e Grupos Focais. Na análise de conteúdo enfatizaram-se as falas referentes às classes de aceleração, das quais derivaram quatro categorias relacionadas ao objetivo do estudo. Os resultados evidenciaram o aumento na autoestima e no desempenho escolar dos alunos, que também tem repercutido nas famílias. Acredita-se que a atuação e o pequeno número de docentes, o estabelecimento do vínculo entre professor e aluno e a mudança na organização curricular e metodológica contribuíram para o sucesso do Projeto.

Keywords : Fracasso escolar; rendimento escolar; classes de aceleração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )