SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2I like school: a study on the attachment to the school environment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; SANTOS, Daniele Vasco; GOMES, Geise do Socorro Lima  and  GALINDO, Dolores. Tramas, redes e escafandristas: notas sobre a educação e o comum na pesquisa em Psicologia. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.385-392. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-3539201502021003.

O presente artigo visa refletir teoricamente sobre as dimensões do plano da experiência do comum na pesquisa por meio da composição de tramas que favorecem agenciamentos coletivos de saberes, poderes e subjetividades. A busca por intercessores e formação de redes possibilita inventar e politizar as relações, os corpos, pensar a produção da verdade, encarnada e atravessada por afetos. Os saberes são legados partilhados e resultam dos encontros potentes entre conversas e perguntas, na trama das forças heterogêneas e múltiplas que os constituem. Transversalizar e multiplicar os intercessores pela prática transdisciplinar implica ampliar perspectivas, fazer deslizar os lugares institucionais e subjetivos para desnaturalizar práticas cristalizadas e produzir novas histórias colaborativas entre pesquisadores e docentes, na Psicologia e na educação.

Keywords : Pesquisa; Educação; Psicologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )