SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Psicologia Escolar: análise sobre dificuldades e superações no Brasil e PortugalRememoração: contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

STAREPRAVO, Ana Ruth; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; MACEDO, Lino de  e  VASCONCELOS, Mário Sergio. Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicação. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.21-31. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111063.

O conceito de multiplicação na matemática nem sempre é apreendido pelo aluno devido à utilização de práticas pedagógicas convencionais. A partir desta constatação, partimos da tese de que situações ativas, promotoras de autorregulação por meio da resolução de problemas presentes nos jogos, podem ser uma proposta efetiva na construção de conceitos. Nessa pespectiva nosso objetivo foi analisar as contribuições do Jogo do Resto para a compreensão do conceito de multiplicação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e aplicada que foi realizada em uma sala de aula com 30 alunos do quarto ano do Ensino Fundamental, na qual se utilizou como recurso o Jogo do Resto. Foi possível concluir que o jogo, pelo contexto cognitivo e afetivo que promove, foi cenário deengajamento dos alunos à ação. Os processos de autorregulação e situação problema promovidos nas intervenções envolveram os alunos em condutas de esforço e enfrentamento resultando em apropriação do conceito pretendido.

Palavras-chave : Matemática; jogo; autorregulação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )