SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Autorregulação e situação problema no jogo: estratégias para ensinar multiplicaçãoJuventude feminina do meio rural: sentidos sobre educação e perspectivas sobre futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

SILVA, João Roberto Ratis Tenório da  e  LYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira de. Rememoração: contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicos. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.33-40. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702111065.

Desde a Grécia Antiga a memória é compreendida, sobretudo, como um local de armazenamento de informações. Consideramos que tal modelo é limitado para a compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicos. Neste artigo, tivemos como objetivo investigar como se dá o processo de aprendizagem desses conceitos, em sala de aula, a partir da compreensão do processo de rememoração. Assim, propomos um modelo que considera que, quando o sujeito está numa situação de aprendizagem de um conceito científico, ele ressignifica conhecimentos prévios a partir da rememoração, construindo novos modos de pensar próprios do contexto científico. Acreditamos que nosso modelo pode contribuir para compreender o processo de aprendizagem, levando em consideração o processo de rememoração. Estimulamos, assim, estudos empíricos que, além de ajudarem a melhorar o modelo, podem nos mostrar indícios de como funciona o processo de aprendizagem numa visão holística, permitindo propor, futuramente, métodos de ensino.

Palavras-chave : Memória; conceito; aprendizagem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )