SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Rememoração: contribuições para a compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicosRelação entre autoconceito de crianças e estilos de liderança de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

PIZZINATO, Adolfo et al. Juventude feminina do meio rural: sentidos sobre educação e perspectivas sobre futuro. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.41-51. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702111066.

Este artigo tem como objetivo promover reflexões a respeito da educação e das perspectivas de futuro de jovens mulheres do meio rural residentes em diferentes municípios do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizadas entrevistas e composições fotográficas, ambas entendidas como produções narrativas, com quarenta e oito jovens. Seguindo um processo analítico embasado nos pressupostos da Teoria Fundamentada, sete entrevistas foram selecionadas e estudadas em profundidade, tendo em vista dois aspectos: serem representativas das mesoregiões do estado e indicarem conteúdos transversais: trajetória educacional, projetos de vida, profissão e futuro. Este estudo aponta que a escola desempenha uma função para além da aprendizagem formal, consistindo em um espaço de lazer e convivência, de construção de identificações e também de projeção para o futuro para além do campo profissional, entretanto, também evidencia a falta de um trabalho de orientação particularizado a essas juventudes.

Palavras-chave : Jovens; projeto vital; população rural..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )