SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Juventude feminina do meio rural: sentidos sobre educação e perspectivas sobre futuroDesenvolvimento do pensamento crítico através da implementação da aprendizagem baseada em problemas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

LEMOS, Jéssica Michelis  e  BATISTA, Ana Priscila. Relação entre autoconceito de crianças e estilos de liderança de professores. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.53-63. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539201702111069.

A interação professor-aluno é essencial para o desenvolvimento das crianças. Essa interação influencia diversos aspectos do comportamento infantil, dentre estes, o autoconceito. Este trabalho teve por objetivo verificar a relação entre o autoconceito em crianças e os estilos de liderança de professores. Participaram desta pesquisa 124 alunos com idade média de 9,5 (DP=1,29), de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ) e o Inventário de Estilos de Liderança de Professores (IELP). Os resultados mostraram três correlações, uma positiva e duas negativas, além da classificação quanto aos estilos de liderança de professores e a classificação dos autoconceitos das crianças. O estudo aponta para a necessidade de se considerar as relações sociais estabelecidas na escola e promove uma reflexão sobre a importância dessas relações para o desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : Autoconceito; interação professor-aluno; liderança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )