SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Relação entre autoconceito de crianças e estilos de liderança de professoresIncidência do Bullying nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

QUINTERO, Verónica Lara; PALET, Dr. José Enrique Avila  e  OLIVARES, Dra. Silvia Lizett Olivares. Desenvolvimento do pensamento crítico através da implementação da aprendizagem baseada em problemas. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.65-77. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111072.

O processo educacional atual envolve o professor e o aluno em papéis ativos, aplicando novas estratégias. O objetivo do estudo foi determinar se a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas nos estudantes de Engenharia Biomédica de uma universidade privada de Bogotá pode favorecer a obtenção de competências genéricas, especialmente o pensamento crítico. O tipo de estudo foi de natureza mista, quase-experimental e transacional. Foi utilizada a abordagem quantitativa, por meio de um questionário de competências genéricas individuais validado por Olivares e Wong (2013), associado com três dimensões do pensamento crítico: interpretação, julgamento e inferência.Por sua vez, foram avaliados qualitativamente por rubrica de quatro categorias relacionadas com a estratégia de ensino: a autonomia, participação, comunicação e disposição ao pensamento crítico. Embora a abordagem quantitativa não tenha gerado resultados decisivos para a mudança de pensamento crítico, encontraram-se mudanças por meio de análise qualitativa, especialmente em análise, interpretação e avaliação.

Palavras-chave : Pensamento crítico; aprendizagem; competências..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )