SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Desenvolvimento do pensamento crítico através da implementação da aprendizagem baseada em problemasImpacto do treino em habilidades de consciência fonológica na escrita de pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

FONSECA, Kellma Bianca Cardoso et al. Incidência do Bullying nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.79-92. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-3539201702111079.

O objetivo desta pesquisa é analisar a ocorrência do bullying nos cursos de Ciências Contábeis e Administração de duas universidades públicas mineiras. O procedimento de pesquisa foi um survey e o instrumento de coleta de dados foi respondido por 773 alunos matriculados nesses cursos em 2014. Os resultados desta pesquisa sugerem maior incidência do bullying entre os estudantes do sexo masculino; maior ocorrência dessa prática na sala de aula; que o bullying é confundido com uma brincadeira; que a maioria dos agressores acredita que a prática do bullying é engraçada e a maioria das testemunhas finge não ver as agressões, pois sente medo de passar a ser o alvo delas. Infere-se que a reflexão, a prevenção e o combate do bullying precisam acontecer também no ensino superior, principalmente, com o auxílio de profissionais das áreas de Educação e Psicologia.

Palavras-chave : bullying; ensino superior; pesquisa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )