Resumo
Pesquisas recentes demonstram que aprender a ler e escrever em uma língua alfabética exige a compreensão da relação entre fonemas e grafemas, o que requer habilidades de segmentação da fala, isto é, consciência fonológica, sendo que tais habilidades têm se mostrado altamente correlacionadas à aprendizagem da língua escrita. Nesta pesquisa tivemos como objetivo avaliar os efeitos de um programa de intervenção em consciência fonológica sobre o desempenho em tarefas de escrita em 15 pré-escolares, os quais foram submetidos a provas de consciência fonológica, conhecimento de letras e escrita de palavras antes e após a intervenção. Os resultados sugerem um efeito positivo da intervenção tanto no desenvolvimento das habilidades metafonológicas, quanto nas habilidades de escrita dos participantes. Discute-se a importância da incorporação de atividades visando ao desenvolvimento da consciência fonológica na Educação Infantil, a fim de favorecer a aprendizagem da língua escrita.
Palavras - chave:
consciência fonológica; alfabetização; pré-escolares