SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3The relationship between human development and learning: theoretical approachesThe first year of elementary school of nine years: a theoretical review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita  and  MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.387-396. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-3539201702131120.

Teve-se como objetivo investigar o significado atribuído por alunos, pais e professores ao termo fracasso escolar e apontar outros que poderiam substituí-lo. Foi realizado um estudo exploratório e transversal de abordagem mista, do qual participaram 65 alunos, 66 pais e 58 professores da rede de ensino fundamental de São Leopoldo/RS, os quais responderam um breve questionário. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos e pais responsabilizou o aluno pelas reprovações, enquanto os professores ressaltaram a multicausalidade do fenômeno (indivíduo, família, escola, sociedade). As expressões mais referidas pelos alunos para substituir o termo foram desinteresse, baixo desempenho escolar e dificuldade de aprendizagem. Pais e professores indicaram as expressões baixo desempenho escolar e negligência/descaso político e social com a educação. Os professores também sugeriram o termo desafios na educação, que inspira a ideia de transpor as dificuldades e não recai sobre um único sistema. Um número pouco expressivo de participantes considerou adequado o termo fracasso escolar.

Keywords : Fracasso escolar; rendimento escolar; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )