SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestoresTransição para a creche e bem-estar emocional dos bebês em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

ACHKAR, Ana Maria Nunes El; LEME, Vanessa Barbosa Romera; SOARES, Adriana Benevides  e  YUNES, Maria Angela Mattar. Risco e proteção de estudantes durante os anos finais do ensino fundamental. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.417-426. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392017021311151.

O estudo comparou alunos com baixo, médio e alto desempenho escolar em relação aos fatores de risco: reprovação escolar e violência intra e extrafamiliar e de proteção: habilidades sociais, autoeficácia e apoio social. Participaram 400 estudantes (M=13,6 anos, DP = 1,22) que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os alunos responderam ao Questionário de informações demográficas, Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, Escala de Percepção de Apoio Social e Escala de Autoeficácia. Os resultados indicaram que alunos com baixo desempenho escolar apresentaram mais fatores de risco e menos fatores de proteção quando comparados aos alunos com médio e alto desempenho escolar. Não foram encontradas diferenças nas habilidades sociais de Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social entre grupos. O estudo discute influências de variáveis pessoais e de contexto dos alunos para o desempenho escolar no final do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : Resiliência; rendimento escolar; ensino fundamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )