SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Educação Positiva: A aplicação da Psicologia Positiva a instituições educacionaisContribuições da concepção vigotskiana de arte para o ensino da cultura corporal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

PORTO, Rebeca Cruz  e  GONCALVES, Marina Pereira. Motivação e envolvimento acadêmico: um estudo com estudantes universitários. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.515-522. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-35392017021311192.

Pesquisas sugerem que motivação e envolvimento acadêmico sejam variáveis importantes para o contexto educacional. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo principal investigar a relação entre estes construtos. A amostra foi composta por 406 estudantes universitários, a maioria (81,3%) com idades variando entre 20 e 30 anos, do sexo feminino (55,2%) e de instituições de ensino superior pública (70,4%). Estes responderam a Escala de Motivação Acadêmica (EMA), a Escala de Envolvimento Acadêmico (EEA) e a questões sociodemográficas. Os resultados apontaram correlação positiva e significativa entre motivação e envolvimento acadêmico. Foram encontradas ainda diferenças em relação ao sexo, ao período e área do curso e ao envolvimento com atividades extracurriculares. Tais resultados foram discutidos à luz das teorias do envolvimento acadêmico e da autodeterminação. Sugere-se a realização de novas pesquisas a fim de melhor compreender as variáveis que influenciam na motivação e no envolvimento acadêmico de estudantes universitários.

Palavras-chave : Motivação; participação; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )