SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Contribuições da concepção vigotskiana de arte para o ensino da cultura corporalCrenças de diretores escolares: implicações na liderança pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia Escolar e Educacional

versão On-line ISSN 2175-3539

Resumo

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira  e  OLIVEIRA, Nathiéle Araújo. Da hipótese de uma adolescentização generalizada e seus desafios para a educação. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.3, pp.533-540. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-353920170213111100.

O presente artigo tem como objetivo propor discussões a respeito da hipótese de uma adolescentização generalizada da sociedade enfatizando-se as noções de narcisismo e individualismo enquanto fenômenos sociais - e dos possíveis impasses impostos por este cenário à educação formal. Por meio de uma reflexão teórica de caráter especulativo, o texto delineia-se a partir da psicanálise, com algumas reflexões sobre o encontro entre os dois temas, assim como busca analisar o fenômeno no contexto da contemporaneidade, marcado pelas lógicas sociais do consumo e pelo enfraquecimento dos vínculos geracionais, bem como do vínculo histórico-temporal entre passado e futuro.

Palavras-chave : Adolescência; educação; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )