SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The Academic Performance and Child Perceptions of Teacher Leadership StylesSelf-regulation, evaluation, and promotion of learning through the practice of memory recovery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia Escolar e Educacional

On-line version ISSN 2175-3539

Abstract

LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores; NASCIMENTO, Maria Livia do  and  TOMAZ, Luanna. Conversas entre psicologia e educação em práticas de moralização, normalização e legalistas. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.1, pp.47-54. ISSN 2175-3539.  https://doi.org/10.1590/2175-35392018012745.

Este artigo aborda um trabalho de pesquisa bibliográfica de alguns conceitos de Michel Foucault para pensarmos a democracia na relação com educação, a psicologia política e a governamentalidade. Para tanto, analisa práticas de dominação, violência e ética, na subjetividade e na estética da existência na produção da liberdade. Assim, são utilizados acontecimentos históricos para a problematização do presente em que vivemos, entre eles alguns da chamada Nova República brasileira e dos contextos de mundialização, de medicalização, de empreendimentos da vida, da cidadania menorizada e valorizada pela exceção jurídica e médico-psicológica. Trazer a coragem da verdade para a ética, a estética e a política nos ajuda a analisar questões que nos inquietam, nos atravessam, nos movem historicamente a problematizar determinados processos de subjetivação da atualidade.

Keywords : Democracia; psicologia; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )