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Educação inclusiva e as representações dos estudantes sobre seus pares com deficiência

Inclusive education and the representations of students on their patients with disabilities

Educación inclusiva y las representaciones de los estudiantes sobre sus pares con deficiencia

Resumo

A educação inclusiva propõe a valorização da diversidade presente na sociedade, inclusive das pessoas com deficiência. Contudo, ainda há predomínio de práticas integradoras nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi identificar as representações que os estudantes sem deficiência elaboram sobre a criança com deficiência física no cotidiano escolar. Tais representações foram analisadas a partir da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento. Participaram deste estudo 27 crianças, de 6 a 8 anos, de escolas de uma rede municipal de ensino. Elas foram entrevistadas individualmente, com base em uma situação fictícia de conflito. Como resultados, podemos elencar a prevalência do modelo médico sobre as deficiências, que se desdobram em preconceito e estigmatização. As representações foram centralizadas nas limitações do sujeito com deficiência e na atribuição, a ele, de sentimentos negativos. A partir disso, verifica-se a necessidade da promoção da compreensão da inclusão fundamentada em uma perspectiva social.

Palavras-chave:
Educação Inclusiva; representação; preconceito

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