SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Estrés, ansiedad y calidad de vida en profesores: efectos del relajamiento progresivoAtención plena em el contexto escolar: beneficios y posibilidades de inserción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia Escolar e Educacional

versión On-line ISSN 2175-3539

Resumen

MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna  y  DANGIO, Meire Cristina Santos. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.337-346. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018018976.

Este artigo focaliza a alfabetização à luz da Psicologia Histórico-Cultural, estabelecendo relações entre a mesma e o desenvolvimento cultural do psiquismo destacando os vínculos existentes entre fala e escrita. Objetiva apresentar elementos que corroborem a compreensão dos processos psíquicos que medeiam a aprendizagem da escrita explorando o trânsito cultural que avança das expressões gráficas primevas, denominadas por Alexander Romanovich Luria como “pré-história da escrita”, à escrita simbólica. Haja vista que o legado por este autor confere centralidade aos primórdios do desenvolvimento da escrita, identificamos na literatura histórico-cultural a existência de um hiato no tratamento dispensado, especificamente, à transição entre a pré-história e a escrita simbólica, dado que nos conduz à busca de aclaramentos sobre esta.Fundamentando-se no método materialista histórico-dialético, adotaram-se como procedimentos de pesquisa: análise conceitual do referencial bibliográfico adotado e contraposição da referida análise a dados empíricos advindos de registros de campo de duas professoras alfabetizadoras.

Palabras clave : Psicologia Histórico-Cultural; desenvolvimento humano; alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )