Acessibilidade / Reportar erro

Atenção plena no contexto escolar: benefícios e possibilidades de inserção

Mindfulness in the school context: Benefits and possibilities of integration

Atención plena em el contexto escolar: beneficios y posibilidades de inserción

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a prática da atenção plena em contexto escolar através da análise de trabalhos publicados sobre o tema. O desenvolvimento de habilidades em atenção plena vem ao encontro das iniciativas que visam trabalhar na escola as capacidades sócioemocionais. A prática da atenção plena já foi correlacionada à sensação de felicidade assim como a divagação mental, seu oposto, correlacionada a maiores níveis de insatisfação pessoal. A metodologia adotada para este artigo foi a pesquisa exploratória com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica e deste levantamento foram identificados cinco programas distintos de intervenção e os mesmos foram descritos e analisados neste trabalho. Conclui-se destacando que as intervenções pesquisadas são bastante diversas em sua estrutura e temática dos encontros, porém, todas demonstram alguma eficácia. A comparação das intervenções entre si a fim de identificar as mais efetivas tornou-se difícil porque mensuram diferentes constructos usando variados instrumentos de medição.

Palavras-chave:
Adolescência; atenção plena; infância

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br