SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.2The changing pattern of methicillin-resistant staphylococcus aureus clones in Latin America: implications for clinical practice in the region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Infectious Diseases

Print version ISSN 1413-8670

Abstract

MEJIA, Carlos; ZURITA, Jeannete  and  GUZMAN-BLANCO, Manuel. Epidemiologia e vigilância de Staphylococcus aureus resistente à  meticilina na América Latina. Braz J Infect Dis [online]. 2010, vol.14, suppl.2, pp. 79-86. ISSN 1413-8670.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-86702010000800003.

Os sistemas de vigilância que monitoram a disseminação e divergência das cepas de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina MRSA são essenciais para que as medidas preventivas e terapêuticas direcionadas para a infecção por MRSA sejam utilizadas de maneira mais eficaz. A vigilância proporciona informações sobre a disseminação de MRSA, o surgimento de novas cepas em hospitais e comunidades, o perfil de resistência a antibióticos e virulência das cepas, e os fatores de risco associados à infecção. Esses dados ajudam os clínicos a oferecer tratamento empírico apropriado das infecções que circulam em sua região, com melhores resultados para os pacientes. Conquanto as informações sobre epidemiologia do MRSA na América Latina venham avolumando-se, ainda existem lacunas significativas nos dados disponíveis, especialmente em áreas locais em que são poucos os recursos disponíveis para a caracterização e descrição das cepas de MRSA. Neste artigo, descrevemos o que se sabe atualmente sobre a epidemiologia do MRSA associado ao hospital e à comunidade, e oferecemos recomendações para o futuro desenvolvimento de sistemas de vigilância, com vistas ao fornecimento de dados consistentes nos níveis regional, nacional e local.

Keywords : MRSA epidemiologia; vigilância; América Latina; resistência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English