SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.2The changing pattern of methicillin-resistant staphylococcus aureus clones in Latin America: implications for clinical practice in the regionPrevention strategies for methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Infectious Diseases

Print version ISSN 1413-8670

Abstract

ZURITA, Jeannete; MEJIA, Carlos  and  GUZMAN-BLANCO, Manuel. Diagnóstico e teste de sensibilidade para Staphylococcus aureus resistente à meticilina na América Latina. Braz J Infect Dis [online]. 2010, vol.14, suppl.2, pp. 97-106. ISSN 1413-8670.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-86702010000800005.

As estratégias para monitoração e controle da propagação das infecções por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) dependem de um diagnóstico acurado e oportuno de MRSA, tanto no hospital como na comunidade. Na América Latina existe diversidade significativa nos procedimentos diagnósticos e nos testes de sensibilidade, nos níveis regional, nacional e local. São vários os testes para MRSA disponibilizados na clínica, mas a aplicação desses testes difere entre países e dentro do mesmo país, e as medidas de controle de qualidade não são uniformemente aplicadas para a verificação dos diagnósticos. Para que os diagnósticos de infecções por MRSA na América Latina sejam otimizados, faz-se necessária uma abordagem mais consistente. Essa abordagem pode consistir de: adoção e adaptação apropriada das recomendações específicas para testes de MRSA, dependendo dos recursos locais; estabelecimento de um sistema coordenado para controle de qualidade; acesso regional às instituições centrais de referência; educação dos profissionais médicos e paramédicos para as melhores práticas; e desenvolvimento de sistemas objetivando avaliar a implementação de orientações e das melhores práticas.

Keywords : MRSA; diagnóstico; teste de sensibilidade; América Latina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English