SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.2Diagnosis and susceptibility testing of methicillin-resistant Staphylococcus aureus in Latin AmericaTreatment of methicillin-resistant Staphylococcus aureus in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Infectious Diseases

Print version ISSN 1413-8670

Abstract

ALVAREZ, Carlos; LABARCA, Jaime  and  SALLES, Mauro. Estratégias de prevenção de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) na América Latina. Braz J Infect Dis [online]. 2010, vol.14, suppl.2, pp. 107-108. ISSN 1413-8670.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-86702010000800006.

Após os primeiros relatos do aparecimento de Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus - MRSA) na década de 1970, várias medidas destinadas a impedir a sua transmissão foram instituídas nos hospitais. No entanto, na maioria dos casos não foram empreendidas medidas em grande escala, e a transmissão de MRSA desde então provocou uma pandemia. Atualmente, contudo, ainda existem dúvidas sobre a melhor abordagem para prevenir e controlar o MRSA e, na maioria dos casos, medidas de controle não foram instituídas. Portanto, revemos aqui a situação atual na América Latina no que diz respeito às políticas existentes para o controle de MRSA, e avaliamos as evidências das medidas de controle nos hospitais e na comunidade. Observamos os fatores de risco de infecção e transmissão de MRSA entre os pacientes internados e em populações específicas na comunidade, e o efeito do uso de antibióticos na disseminação do MRSA nestes contextos. Por fim, resumimos as recomendações de prevenção e controle de MRSA, que podem ser aplicadas no ambiente hospitalar latino-americano e na comunidade.

Keywords : MRSA; prevenção; controle de infecção; América Latina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English