SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 suppl.2Prevention strategies for methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Infectious Diseases

Print version ISSN 1413-8670

Abstract

LUNA, Carlos M; RODRIGUEZ-NORIEGA, Eduardo; BAVESTRELLO, Luis  and  GOTUZZO, Eduardo. Tratamento de Staphylococcus aureus resistente à meticilina na América Latina. Braz J Infect Dis [online]. 2010, vol.14, suppl.2, pp. 119-127. ISSN 1413-8670.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-86702010000800007.

A propagação global de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (methicillin-resistant Staphylococcus aureus - MRSA) significa que se trata agora de um patógeno de interesse para a saúde pública mundial. Na América Latina, o MRSA é altamente prevalente, com a proporção de S. aureus resistente à meticilina em ascensão, no entanto os recursos para o tratamento da infecção são limitados. Embora existam várias diretrizes para o tratamento de infecções por MRSA, muitas são elaboradas para a América do Norte ou a Europa e precisam ser adaptadas para sua utilização na América Latina. Neste artigo, procuramos destacar a importância do tratamento adequado do MRSA nas unidades de saúde e na comunidade na América Latina. Apresentamos um resumo das diretrizes e dos antibióticos disponíveis, e discutimos considerações específicas para os médicos que tratam de MRSA na América Latina.

Keywords : MRSA; tratamento; terapia antibiótica; América Latina.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English