SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue13Lucro inflacionário: uma reposta objetivaAlguns procedimentos e evidências aplicáveis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno de Estudos

Print version ISSN 1413-9251

Abstract

GUERREIRO, Reinaldo. Os princípios da teoria das restrições sob a ótica da mensuraçào econômica. Cad. estud. [online]. 1996, n.13, pp. 01-10. ISSN 1413-9251.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-92511996000100003.

A Teoria das restrições foi desenvolvida no campo da Administração de Produção, apresentando uma base de princípios, conceitos e procedimentos para a gestão de produção e, ao mesmo tempo, propondo um conjunto de medidas financeiras para substituir as informações geradas pela contabilidade de custos tradicional. Neste artigo, analisamos os princípios propostos pela teoria das restrições através da mensuração econômica e comprovamos que, de fato, a observância de tais princípios conduz à otimização do lucro global da empresa. Evidencia-se, também, o fato de que as informações geradas pela contabilidade de custos, utilizando o método de custeio por absorção não conduzem à tomada de decisões otimizadoras do lucro da empresa. Finalmente, o trabalho evidencia o fato de que as medidas econômicas propostas pela teoria das restrições correspondem àquelas já consagradas no campo da contabilidade de custos, derivadas da utilização de um sistema de informação contábil que adota o método de custeio variável.

        · text in Portuguese     · pdf in Portuguese