SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Modelo de gestão e cultura organizacional: conceitos e interaçõesO ensino de teoria da contabilidade no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Caderno de Estudos

Print version ISSN 1413-9251

Abstract

BARROS, Elizabeth Ferraz  and  NOSSA, Valcemiro. Decisões financeiras e impactos tempo-conjunturais. Cad. estud. [online]. 1998, n.18, pp. 01-24. ISSN 1413-9251.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-92511998000200005.

Define-se impactos tempo-conjunturais como ocorrências que afetam o valor patrimonial da empresa, em decorrência da passagem do tempo e de mudanças conjunturais. Tais ocorrências refletem-se em todas as áreas da empresa, sendo todavia mais perceptíveis na área financeira, tendo em vista que esta área concentra a maior parte das decisões decorrentes de negociação de prazo. Enfatiza-se que a abordagem utilizada neste artigo, para discorrer sobre a área financeira também denominada de banco interno, considera que esta área tem como missão assegurar o fluxo de recursos financeiros requeridos pelas diversas áreas da empresa. O presente trabalho está centrado no papel desempenhado pela área financeira/banco interno, contemplados os seus modelos de gestão e decisão, bem como, na importância de corretamente identificar, mensurar e informar os impactos tempo-conjunturais.

        · text in Portuguese     · pdf in Portuguese