SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue18Decisões financeiras e impactos tempo-conjunturais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Caderno de Estudos

Print version ISSN 1413-9251

Abstract

SACRAMENTO, Célia Oliveira de Jesus. O ensino de teoria da contabilidade no Brasil. Cad. estud. [online]. 1998, n.18, pp.01-10. ISSN 1413-9251.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-92511998000200006.

Neste estudo foram abordados os seguintes aspectos do ensino de Teoria da Contabilidade nos cursos de graduação: O porquê da tendência do estudo da teoria contábil estar voltado para as normas e práticas, e a necessidade de conhecimentos científicos por parte dos professores dessa disciplina como condição para o alcance dos objetivos da Resolução nº 003/92, do Ministério da Educação. O objetivo da Resolução nº 003/92 é formar bacharéis em Ciências Contábeis com conhecimento dos fundamentos científicos da Contabilidade. Para atender esse objetivo, um dos pontos tratados foi a falta de conhecimentos científicos e de Teoria da Contabilidade, por parte dos professores. Os professores devem adquirir tais conhecimentos, pois são os mesmos, que possibilitarão aos alunos os primeiros passos rumo à análise dos fenômenos contábeis. De posse dos conhecimentos e no desempenho de suas atividades profissionais, estes graduados poderão dar respostas satisfatórias às questões profissionais que lhes serão encaminhadas.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License