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Caderno de Estudos

Print version ISSN 1413-9251

Abstract

SILVA, Paulo Roberto da. Assurance Services: principais conceitos. Cad. estud. [online]. 2000, n.23, pp. 39-49. ISSN 1413-9251.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-92512000000100003.

O presente artigo pretende divulgar no Brasil os estudos desenvolvidos pelo American Institute of Certified Public Accountants - AICPA sobre os chamados Assurance Services (AS). Essa entidade tem envidado esforços para reposicionar a profissão num lugar de destaque social. A expectativa é que os AS formem os alicerces da próxima evolução da área contábil. Destacamos o estudo que fornece um esboço de estrutura conceitual para os AS. Seu conteúdo inclui a definição, o escopo, alguns requisitos (independência, julgamento profissional, usuários, etc.) e a distinção entre os vários tipos de serviços prestados pelos profissionais. Entendemos que essa não é uma tarefa trivial, devido às diferenças culturais existentes entre os EUA e o Brasil. Observamos que os AS se caracterizam pelo aperfeiçoamento da informação e/ou seu contexto através da verificação independente. Embora compreenda serviços tradicionais (auditoria independente de demonstrações contábeis), destacamos os serviços menos estruturados e circunscritos às situações específicas (foco no consumidor - usuário). A exigência de independência e do julgamento profissional sugere que a existência de três partes envolvidas (o profissional, os envolvidos com o objeto da informação alvo do serviço e o usuário) é indispensável, mesmo que duas delas pertençam a uma mesma entidade. Dentre todos os aspectos positivos relacionados com a divulgação dos estudos sobre os AS no Brasil, atribuímos maior importância ao potencial de alargar os horizontes dos profissionais brasileiros. A "sintonia fina" entre a percepção do profissional e as efetivas demandas de serviços pelos usuários contribuiria sobremaneira para a valorização da contabilidade brasileira, trazendo benefícios para toda a sociedade.

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