SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3The arrangements configured by the coeliac artery in the domestic duck (Cairina moshata)Toxoplasma gondii: II. Tachyzoite antigenic characterization of eigth strains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

Print version ISSN 1413-9596

Abstract

PINTO, Marcos Rogério Alves; RIBEIRO, Antonio Augusto Coppi Maciel  and  SOUZA, Wilson Machado de. Os arranjos configurados pelas artérias mesentéricas cranial e caudal no pato doméstico (Cairina moshata). Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1998, vol.35, n.3, pp. 00-00. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961998000300002.

Mediante esta pesquisa, estudamos os arranjos configurados pelas artérias mesentéricas cranial e caudal em 30 patos domésticos, 20 machos e 10 fêmeas. Foi realizada a injeção de látex 650 corado no sistema arterial e a seguir as peças foram fixadas em solução aquosa de formol a 10% para posteriormente serem dissecadas. A artéria mesentérica cranial nasce como um vaso ímpar da aorta descendente à altura da 6ª e 7ª costelas, em situação imediatamente caudal à artéria celíaca. Junto à junção íleo-ceco-cólica, subdivide-se basicamente em 3 ramos: o primeiro emite um vaso destinado ao colonreto, anastomosando-se com a artéria mesentérica caudal. O segundo ramo se comporta como tronco para as artérias jejunais, sendo que o número delas varia de 8 a 20. Finalmente, o terceiro ramo destina-se às porções principal e final do ceco direito e também ao íleo, vascularizando-os. No atinente ao comportamento da artéria mesentérica caudal, observamos que ela nasce como um vaso ímpar, a partir da aorta descendente, à altura das porções caudais dos rins. A artéria mesentérica caudal, na totalidade das peças examinadas, divide-se em 2 ramos: um cranial, que, por sua vez, emite 2 vasos menores para o mesorreto e um ramo caudal, que vasculariza a porção terminal do reto, bolsa cloacal e a cloaca.

Keywords : Artéria mesentérica cranial; Artéria mesentérica caudal; Sistema circulatório; Aves.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese