SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Ruminal degradability in dry and lactating cows, with 70% or 50% of roughage as dry matter dietsSugar cane silage replacing sorghum silage for lactating cows author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

Print version ISSN 1413-9596

Abstract

BRISOLA, Marcelo Landim  and  LUCCI, Carlos de Sousa. Desaleitamento de bezerros com emprego de soja integral extrusada na mistura iniciadora. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1998, vol.35, n.3, pp. 00-00. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961998000300008.

Vinte bezerros foram submetidos, logo após a ingestão de colostro, aos tratamentos: mistura iniciadora com farelo de soja (FS) ou soja integral extrusada (SIE) mais leite na forma líquida; e com FS ou SIE mais leite na forma em pó. Em todos os tratamentos o leite (na forma líquida ou em pó) foi retirado no 36º dia, quando os animais passaram a receber apenas as respectivas misturas iniciadoras. Do 7º ao 35º dia, os tratamentos com leite na forma líquida apresentaram maiores ganhos de peso, e aqueles contendo misturas iniciadoras com SIE resultaram em menores consumos de alimentos. Após a retirada do leite, do 36º ao 63º dia, ou considerando todo o período experimental (7º ao 63º dia), ocorreram maiores ganhos em alturas nas cernelhas nas dietas com leite na forma líquida. Níveis de glicose sangüínea e aspectos de desenvolvimento da mucosa do rúmen de animais abatidos e incidências de diarréias não diferiram entre tratamentos. O uso de SIE para bezerros desmamados precocemente mostrou-se viável; todavia, o sistema de alimentação com leite ministrado na forma em pó não permitiu o desenvolvimento adequado dos animais.

Keywords : Desmama precoce; Bezerros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese