SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Survey on the mineral elements - copper and molybdenum -in forages from areas of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

Print version ISSN 1413-9596

Abstract

ALBUQUERQUE, Ricardo de; ITO, Nair Massako Katayama  and  MIYAJI, Claudio Issamu. Tratamento de rações de aves com ácidos orgânicos: estudo da atividade bactericida e avaliação de técnicas de recuperação de Salmonella spp. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1998, vol.35, n.6, pp. 00-00. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961998000600010.

Este trabalho foi delineado com os objetivos de avaliar a recuperação de salmonelas em ração experimentalmente contaminada e comparar a eficiência das atividades bactericida e residual de ácidos em rações. A recuperação bacteriana foi altamente eficiente para todos os métodos usados e inicialmente não se obteve sucesso na diminuição de salmonelas presentes na ração, ao se usar Bio AddR e Myco CurbR. Ao se usar um veículo aquoso obteve-se que o Myco CurbR não conseguiu eliminar as salmonelas, enquanto Bio AddR e SalmexRforam eficientes, e, na mistura seca, nenhum dos 3 ácidos eliminou as salmonelas da ração. No estudo da avaliação da atividade bactericida e residual de ácidos, observou-se eficácia apenas do SalmexR, enquanto Sal CurbR não demonstrou possuir estas atividades.

Keywords : Salmonela; Ácidos orgânicos; Ração; Aves.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese