SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue6Survey on the mineral elements - copper and molybdenum -in forages from areas of the State of Mato Grosso do Sul, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

On-line version ISSN 1678-4456

Abstract

ALBUQUERQUE, Ricardo de; ITO, Nair Massako Katayama  and  MIYAJI, Claudio Issamu. Tratamento de rações de aves com ácidos orgânicos: estudo da atividade bactericida e avaliação de técnicas de recuperação de Salmonella spp. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1998, vol.35, n.6, pp. 00-00. ISSN 1678-4456.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961998000600010.

Este trabalho foi delineado com os objetivos de avaliar a recuperação de salmonelas em ração experimentalmente contaminada e comparar a eficiência das atividades bactericida e residual de ácidos em rações. A recuperação bacteriana foi altamente eficiente para todos os métodos usados e inicialmente não se obteve sucesso na diminuição de salmonelas presentes na ração, ao se usar Bio AddR e Myco CurbR. Ao se usar um veículo aquoso obteve-se que o Myco CurbR não conseguiu eliminar as salmonelas, enquanto Bio AddR e SalmexRforam eficientes, e, na mistura seca, nenhum dos 3 ácidos eliminou as salmonelas da ração. No estudo da avaliação da atividade bactericida e residual de ácidos, observou-se eficácia apenas do SalmexR, enquanto Sal CurbR não demonstrou possuir estas atividades.

Keywords : Salmonela; Ácidos orgânicos; Ração; Aves.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)