SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Irrigação da bolsa cloacal, em aves reprodutoras, da linhagem Peterson (Gallus gallus domesticus)Toxoplasmose em sagüi-de-bigode (Saguinus imperator): relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

versão impressa ISSN 1413-9596

Resumo

STEFANINI, Maíra Aparecida  e  ORSI, Antonio Marcos. Características morfológicas da região epididimária do pombo doméstico (Columba livia, L.). Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1999, vol.36, n.2, pp. 0-0. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961999000200002.

A região epididimária do pombo doméstico compreende a parte principal da rede testicular, os dúctulos eferentes do testículo e o ducto epididimário. Os canais epiteliais da rede testicular são contínuos com o segmento extratesticular da rede, o qual, por sua vez, é seqüente com os dúctulos eferentes proximais e distais e, finalmente, o ducto epididimário se forma em continuidade aos eferentes distais. O epitélio de revestimento deste sistema tubular extratesticular é cúbico simples na rede testicular e pseudo-estratificado colunar nos outros ductos da região epididimária, com células ciliadas e não-ciliadas presentes principalmente nos dúctulos eferentes. As características ultra-estruturais das células epiteliais dos túbulos da região epididimária do pombo, com base comparativa, permitiram inferir que a reabsorção de fluido seminífero parece ser a função principal dessas células, embora outros papéis citofisiológicos foram também propostos, tais como: endocitose adsorptiva, ciliogênese, e possivelmente secreção apócrina nas células não-ciliadas escuras.

Palavras-chave : Morfologia; Epidídimo; Pombos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português