SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Efeito de pré-infusões uterinas sobre a fertilidade de Marrãs (Sus scrofa domestica, Linnaeus, 1758)Diagnóstico de leishmaniose canina na área urbana do município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

versão impressa ISSN 1413-9596

Resumo

MEDEIROS, Rosane Maria Trindade de; GORNIAK, Silvana Lima  e  GUERRA, José Luis. Efeitos da administração de ração contendo leite de cabra alimentada com sementes de Crotalaria spectabilis a ratos em crescimento. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1999, vol.36, n.2, pp. 0-0. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961999000200008.

Sementes de Crotalaria spectabilis, as quais contêm o alcalóide pirrolizidínico (AP), monocrotalina (MCT), foram moídas e administradas junto com a ração a uma cabra em lactação. O leite dessa cabra foi liofilizado e oferecido na ração por 8 semanas a ratos para determinar se a MCT ou seus metabólitos poderiam estar sendo significantemente eliminados no leite. Os ratos provenientes do grupo experimental apresentaram aumento significante (p<0,05) nos níveis séricos de ALT, AST, GGT e LDH e menor ganho de peso (p<0,05) que os ratos do grupo controle. As lesões mais significativas observadas nos animais que ingeriram a ração experimental foram pneumonia intersticial moderada e degeneração vacuolar e ocasionalmente necrose dos hepatócitos de região periportal. Os resultados deste estudo indicam que o AP e/ou seus metabólitos podem ser eliminados no leite.

Palavras-chave : Leite; Alcalóides de pirrolizidina; Crotalaria spectabilis; Intoxicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês