SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número5Comparação entre cinco diluidores na congelação de sêmen de cãesAção central do naloxone sobre as ß-endorfinas e hormônio luteinizante (LH) em ovelhas ovariectomizadas e hipoglicêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

versão impressa ISSN 1413-9596

Resumo

GIACOIA, Márcia Regina et al. Tumor de células da granulosa com metástases numa gata. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1999, vol.36, n.5, pp. 00-00. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961999000500005.

As características clínicas, macroscópicas e microscópicas de um tumor de células da granulosa no ovário de uma gata de 2 anos de idade são descritas neste trabalho. Essa neoplasia é rara em gatos, principalmente devido à idade apresentada pelo animal. O diagnóstico foi feito clinicamente através de exame ultra-sonográfico. O tumor, uma massa cística na região do ovário esquerdo, metastatizou para o epíploo e para os pulmões. As células tumorais expressaram vimentina e arranjavam-se num padrão sarcomatoso e difuso, sustentado por fino estroma fibrovascular. A presença de sinais clínicos, como perda de pêlos e repetição de estros, é indicativa de síndrome paraneoplásica ortoendócrina, devido à excessiva estimulação estrogênica. A existência desse tipo de tumor deve ser considerada no diagnóstico diferencial de distúrbios comportamentais em gatas.

Palavras-chave : Tumor de células granulosas; Ovário; Gatos; Imunoistoquímica; Síndromes paraneoplásicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês