SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número5Ocorrência de dirofilariose canina na região da Grande Cuiabá, Estado de Mato Grosso - BrasilSuperovulação de novilhas da raça Nelore com diferentes doses de FSH/LH e congelação de embriões pelo método one-step com etilenoglicol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

versão impressa ISSN 1413-9596

Resumo

MORATO, Ronaldo Gonçalves et al. Características reprodutivas de onças-pintadas (Panthera onca) machos, mantidos em cativeiro. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 1999, vol.36, n.5, pp. 00-00. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95961999000500008.

Quatro onças pintadas (Panthera onca), machos, adultos, mantidos no Zoológico de São Paulo (SP-Brasil), foram submetidos a avaliação seminal, quantificação hormonal e biometria testicular a cada dois meses pelo período de um ano. As amostras de sêmen foram obtidas por eletroejaculação e analisadas quanto ao pH, volume total, motilidade (0-100%), vigor (0-5), espermatozóides totais e morfologia. Amostras de sangue foram obtidas pela punção da veia cefálica imediatamente antes da eletroejaculação e o plasma foi estocado a -20ºC até a realização do radioimunoensaio para quantificação de testosterona. Comprimento e largura dos testículos direito e esquerdo foram obtidos com auxílio de paquímetro e os valores obtidos foram combinados para a obtenção de volume testicular. As amostras de sêmen mostraram elevado índice de espermatozóides morfologicamente anormais (média = 51%), baixos índice de motilidade (50,6%) e vigor (2,2). Não foi encontrada correlação entre as características seminais, níveis plasmáticos de testosterona e volume testicular (Teste de Correlação de Spearman). Não foi detectado efeito da estação durante o ano para qualidade espermática, testosterona sérica e volume testicular (p>0,05, Teste de Friedman). Os resultados sugerem que as onças pintadas mantidas em cativeiro não são sazonais e que a colheita e avaliação espermática podem ser realizadas em qualquer período do ano sem que haja perda na qualidade espermática. No entanto, as causas de elevado índice de espermatozóides morfologicamente anormais, encontrados neste estudo, devem ser investigadas.

Palavras-chave : Jaguar; Características do sêmen; Testosterona; Sazonalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês