SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue6Retinal nerve fiber layer thickness analysis in normal and glaucomatous dogs using laser polarimetry diagnosisMorphological characterization of uterus and oviducts of Nelore bovine fetuses (Bos primigenius indicus) at various gestation stages author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

Print version ISSN 1413-9596

Abstract

MONTEIRO, Cristina Maria Rodrigues; CARVALHAL, Roberto  and  PERRI, Silvia Helena Venturoli. Análise morfológica dos ovários de fetos bovinos da raça Nelore (Bos primigenius indicus) em diferentes fases de gestação. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 2003, vol.40, n.6, pp. 409-415. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95962003000600004.

Vinte fetos fêmeas em diferentes fases de gestação da raça Nelore foram coletados para a realização desta pesquisa. Os ovários direitos e esquerdos foram dissecados e mensurados para verificação de seus comprimentos e larguras e em seguida, foram fixados inteiros em paraformaldeído tamponado a 4,00%, processados e incluídos em paraplástico. Os cortes com 5 mm foram submetidos à coloração com hematoxilina, tricrômio de Masson (para fibras colágenas), Verhoeff (para fibras elásticas) e com reticulina (para fibras reticulares). Os resultados mostraram que não há diferença significativa das mensurações entre os lados direito e esquerdo para os ovários dos fetos bovinos em diferentes fases de gestação, mas há correlação entre os valores obtidos das mensurações dos ovários em função da idade dos fetos, ou seja, o crescimento dos ovários acompanha o crescimento fetal. Os fetos em diferentes fases de gestação, apresentam epitélio germinativo, túnica albugínea e tecido conjuntivo no córtex e medula característicos da morfologia ovariana. Nos ovários de fetos com até 19 semanas de idade gestacional, é evidente a presença em grande quantidade de folículos primordiais e primários. A partir de 22 semanas de gestação, é evidente a presença em grande número, de folículos ovarianos em diferentes estágios de crescimento. A partir de 17 semanas de gestação, observa-se na medula, cordões com luz irregular revestidos por células cúbicas. As variações mais marcantes ocorreram a partir de 22 semanas de gestação.

Keywords : Morfologia; Ovários; Fetos; Bovino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese