SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Morfometria do tecido conjuntivo do coração de equinos PSIAnálise crítica e subjetiva dos conteúdos da anatomia topográfica ensinados na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e uma proposta de adequação baseada na realidade profissional contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

versão impressa ISSN 1413-9596

Resumo

CUNHA, Eva Laurice Pereira; SILVA, Rodrigo Costa da; DA SILVA, Aristeu Vieira  e  LANGONI, Hélio. Efeitos do Baypamun®HK em camundongos infectados experimentalmente com Toxoplasma gondii. Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 2004, vol.41, n.3, pp. 169-172. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95962004000300004.

O presente trabalho teve como objetivo verificar os efeitos do Baypamun®HK sobre a sobrevida de camundongos albinos, experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii amostra RH, submetidos ou não ao tratamento com sulfadiazina-pirimetamina, bem como sobre a formação e número de cistos cerebrais. Quatro grupos de 20 camundongos foram inoculados com 105 taquizoítos, via subcutânea, e submetidos a diferentes tratamentos. Os testes sorológicos foram realizados pela técnica de imunofluorescência indireta, e, dos animais que sucumbiram, amostras de cérebro, pulmão e fígado foram retiradas para exame citológico e de cérebros para a pesquisa de cistos. Ao final de 60 dias todos os sobreviventes foram sacrificados. Isoladamente o Baypamun®HK não apresentou uma ação protetora contra a infecção pelo T. gondii, mas sua associação com o tratamento específico pela sulfadiazina-pirimetamina promoveu maior sobrevida dos animais e uma resposta de anticorpos mais intensa e duradoura.

Palavras-chave : Toxoplasma gondii; Baypamun®HK; Imunofluorescência indireta; Camundongos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês