SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número5Comparação do número de corpos neuronais de áreas do córtex cerebral de cãesViabilidade da inspeção traqueobrônquica, por videoendoscopia, em cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science

versão impressa ISSN 1413-9596

Resumo

GOMES, Viviani; DELLA LIBERA, Alice Maria Melville Paiva; MADUREIRA, Karina Medici  e  ARAUJO, Wanderley Pereira de. Influência do estágio de lactação na composição do leite de cabras (Capra hircus). Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. [online]. 2004, vol.41, n.5, pp. 340-342. ISSN 1413-9596.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-95962004000500008.

A influência do estágio de lactação na composição do leite de cabras foi estudada em 27 animais lactantes da raça Saanen durante oito meses, colhendo-se o total de 304 amostras. Foram selecionados e mantidos, no decorrer do trabalho, animais saudáveis, sem qualquer alteração no exame físico da glândula mamária e cujo leite manteve-se negativo ao exame microbiológico. Avaliaram-se os teores de gordura, proteína, lactose e sólidos totais. A concentração de sólidos totais, gordura e lactose declinaram durante a lactação, porém os teores de proteína foram praticamente estáveis durante o período estudado. Os resultados obtidos permitem concluir que a constituição do leite de cabras sofreu influência do estágio de lactação.

Palavras-chave : Leite; Cabras; Composição; Lactação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português